SAÚDE COMEÇA PELA ALIMENTAÇÃO - PARTE 3 OBESOS

 

Anteriormente falamos sobre a alimentação e a necessidade nutricional dos cachorros adultos de raças pequenas. 

Na última matéria falamos sobre cachorros filhotes, as fases do desenvolvimento e as necessidades dos filhotes de pequeno porte, médio porte e grande porte.

Hoje é dia de falar de cachorros obesos.

Podemos entender como cachorros obesos, cachorros acima do peso ideal.

Você consegue identificar se seu cão está acima do peso primeiramente olhando de cima (rsrsrsr). Isso mesmo!

Olhando de cima, você consegue identificar a covinha da cintura? Aquela que ficam um pouco acima das patas traseiras.

Cães com excesso de peso não tem essa curva, eles são retos ou arredondados para fora.

Quando vemos um cachorro gordinho, achamos tão fofinho não é mesmo? Tão bonitinho...

Mas, estar acima do peso, assim como pra nós, para os cães também traz complicações seríssimas.

Estar a cima do peso causa problemas nas articulações, problemas coronários, perda da qualidade de vida e antecipa possíveis doenças.

Vamos começar pelas articulações que são as primeiras a sentir os efeitos da obesidade.

As dores nas articulações são comuns em cachorros obesos de todos os portes e normalmente um dos primeiros sinais. 

As opções de rações Premium, Rações Premium Especial e Rações Super Premium que o mercado oferece são completas e suficientes para a manutenção da saúde do seu pet. Mas, elas possuem quantidades necessárias para que seu cão se mantenha saudável e ativo. 

Então, quando acontece o excesso de peso e conseqüentemente o de gordura, o organismo começa a reagir sobrecarregando os órgãos e a não suportar a carga excessiva.

As articulações são as primeiras a sofrerem em curto prazo, pois seu cão fica com dificuldade de levantar, já não vem mais até a porta para te receber e os passeios passam a ser uma tortura.

Se você não tomar uma providência para pôr seu cão em forma rapidamente, essas dores nas articulações podem causar desgastes irreversíveis e dores crônicas, sendo necessário complemento medicamentoso para o resto da vida.

  

Outra conseqüência da obesidade em cachorros são os problemas coronários

Cachorros acima do peso tendem a ter menos disposição para caminhadas e brincadeiras, até mesmo por causa das dores nas articulações que já conversamos, e por isso ele vai perdendo resistência e deixando aos poucos de se manter ativo. Isso trás artérias entupidas, problemas cardíacos e falta de ar. E essa falta de ar pode afetar até o sono.

Esses sintomas eliminam as chances de seu cachorro ter qualidade de vida e uma vida ativa. E em longo prazo, esses sintomas podem até encurtar a vida do seu pet.

Junto com a obesidade vem também à diabetes, inflamação no hipotálamo que é a região do cérebro que controla a fome e a saciedade.

Mas, quais soluções para isso?

Como nós  acreditamos que a saúde começa pela alimentação. Vamos começar mudando o cardápio!

No mercado existem rações para cachorros com baixo teor de gordura. Nos pacotes de rações para cachorros você vai encontrar o nível de gordura no item que se chama "Extrato Etéreo". 

Ração Light tem o nível de Extrato Etéreo mais baixo, assim como rações para cachorros castrados. Pois, entende-se que cachorros castrados ficam mais calmos e conseqüentemente gastam menos calorias.

O valor nutricional se mantém como na alimentação normal, como cálcio, vitaminas e aminoácidos, só o nível de gordura que muda. 

Você também pode notar que no final da tabela do valor nutricional da ração está escrito: "Energia metabolizável". Isso significa que são as calorias totais do alimento. 

Por este total você já consegue também avaliar qual opção é mais indicada para seu cão.

Além das Rações light, o mercado oferece rações para tratamento. Estas rações normalmente são indicadas por veterinários, pois são oferecidas aos pets por tempo determinado ou até atingirem o peso ideal sempre com acompanhamento.

Lembrando que mesmo as opções Light e para tratamento são separadas por porte pequeno, médio, grande e gigante. Pois o restante dos nutrientes precisa ser compatível para um bom desenvolvimento.

Existem algumas raças que já vem pré disposição genética a problemas nas articulações indiferente ao peso.

Raças como Labrador, Golden Retriver, PitBull, ChowChow, Shar Pei, BulDogue Inglês(Bulldog) são raças que precisam de atenção quando as articulações. Asssim como cachorros de porte grande e gigante como Dog Alemão, São Bernardo, Mastim Inglês, Terra Nova, Bernese são cachorros que precisam desde filhote de rações que contenham condroitina e glicosamina que são complementos para a manutenção das articulações indiferente ao peso.

Mas, isso é conversa para mais umas três xícaras de café ou umas cuias de chimarrão.

Até a próxima!
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

         

  Já chegou em casa e percebeu que estava sem ração? A DiRaça Pet resolveu este problema para você.
                                                                               

?


                                                 Avisamos você quando a ração for acabar. 

     Pet Alerta é um serviço gratuito oferecido aos clientes DiRaça Pet para facilitar sua rotina e ajudar cada vez mais a ter mais tempo para você e sua família, bem como auxiliar no cuidado com seu pet lembrando, de acordo com seu consumo, quando deverá realizar a reposição da ração que está terminando.
 
Saiba mais em:  https://www.diracapet.com.br/pet-alerta

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual