MEU CACHORRO É CIUMENTO, E AGORA?

 

Você vai abraçar alguém e seu cachorro late?

Alguém vem lhe cumprimentar ou lhe dar um beijo e seu cachorro já olha atravessado?

Ou até no parque, você não consegue afagar outros cachorros que ele vem tirar satisfações?

Sim, então seu mascote é ciumento!

Um cachorro ciumento pode se comportar de maneiras bem variadas numa situação de ciúme.

Desde latir, rosnar, morder, atacar ou até ficar de mal com você. Sim, eles podem se ressentir se você não souber lidar com isso corretamente e acabar agravando ainda mais o problema.

Da mesma maneira que o cachorro filhote precisa ser socializado desde pequeno para que acostume com pessoas e pets e aprenda sobre limites da sua força e comportamento. Em situações de ciúme ele também precisa de correções e limites para que sua natureza agressiva não venha a predominar.

O cachorro é um animal competitivo por natureza.

Desde seus ancestrais como lobos ou cachorros do mato, eles vem disputando quem será o líder da matilha ou quem ficará com a caça. Como nos dias de hoje os cachorros estão socializados e muitos adestrados, eles expressam estas emoções de outras formas, menos agressivas.

Por isso, o ciúme pode ser uma expressão de possessividade com seu tutor e seu cão pode estar se sentindo o líder da matilha.

Ao longo da vida do seu cachorro e da evolução da relação entre tutor e pet, você instituiu que você é o líder da matilha, pois você o alimenta e cuida. Por isso, quando alguém se aproxima de você, mesmo que uma pessoa conhecida, seu cachorro pode querer te defender ou ainda não querer dividi-lo com mais ninguém.

Sempre que você "mima" seu cachorro (e eu falo de excessos e não do carinho necessário em doses diárias), ele sente que é predominante na relação. Então, se ele aprende e entende que você dá o que ele quer, na hora que ele quer e quando quiser. Sempre que ele se sentir ameaçado ele vai se comportar diferente.
 

Mas, como corrigir isso?

Você deve impor alguns limites para que ele entenda que é você o líder. 

Como por exemplo, ter horários definidos para oferecer a ração ao seu cachorro, já é um bom começo. 

Ter rotina para brincadeiras e limites na hora de escolher os brinquedos do seu mascote também é importante. E é você quem deve colocar limites para que ele entenda que deve obedecê-lo e não ele escolher como quer brincar ou com o que.

Durante esse período de reeducação, em alguns momentos,e principalmente no início do treinamento, seu cachorro não irá lhe obedecer ou atender aos seus comandos, pois tudo leva tempo para ser entendido.

Então, nestes momentos, você pode virar-se de costas para o cachorro, enquanto ele faz a arte ou a manha. O conselho é ignorá-lo para que ele entenda que este comportamento não funciona.

Mas, para tratar diretamente o ciúme dele, você deve tornar o momento de receber uma visita, um momento agradável e atrativo para ele. Se você o fizer entender que ele ficará feliz nestas situações, com certeza essa sensação de medo e disputa vai passar.

Ofereça ao seu cachorro um petisco, um brinquedo e interaja com ele durante a visita. 

No final, todos vão se sentir felizes e quem sabe até seu pet queira que isso aconteça mais vezes. 
 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

       

  Já chegou em casa e percebeu que estava sem ração? A DiRaça Pet resolveu este problema para você.
                                                                               

?


                                                 Avisamos você quando a ração for acabar. 

     Pet Alerta é um serviço gratuito oferecido aos clientes DiRaça Pet para facilitar sua rotina e ajudar cada vez mais a ter mais tempo para você e sua família, bem como auxiliar no cuidado com seu pet lembrando, de acordo com seu consumo, quando deverá realizar a reposição da ração que está terminando.
 
Saiba mais em:  https://www.diracapet.com.br/pet-alerta

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual