AI AI AI, ESSA COCEIRA É PULGA OU ALERGIA?

Você acabou de dar antipulgas para o seu cachorro ou gato, a casa está limpinha, ele já tomou  banho e ainda está se coçando?


 Pode isso produção?

Pooode sim!

Existem vários fatores que podem causar coceiras ou irritações na pele do seu cachorro ou gato.

Nesta matéria vamos tratar as possibilidades mais práticas e que você mesmo, em casa, pode eliminar algumas opções antes de marcar a visita ao veterinário.

Então vamos lá!

Você pode começar eliminando a opção "pulgas".

Procure no pêlo e na pêle no seu cachorro ou gato, bem de pertinho por pulgas. 

Se você encontrar 1, você deve providenciar imediatamente um antipulgas de sua preferência. 

Tá, eu sei, parece obvio. Mas, as vezes como é 1 pulguinha só, deixamos para amanhã ou tiramos e fica por isso mesmo. mas é aí que mora o perigo! 

O tempo de vida da pulga é de aproximadamente 110 dias ( quase 3 meses) e ela pode colocar por volta de 20 ovos por dia ou 2.000 ovos em toda sua vida. Então, se você encontrou 1 pulguinha do seu cachorro ou gato, pode haver mais 20 ovinhos escondidos no pelô, ou nas cobertinhas e tapetes...e cada dia que você deixa passar são mais 20 e mais 20...agora parece obvio encontrar 1 pulga e tocar o alarme de emergência, né?

Por isso, caso encontre uma pulga parasita você deve providenciar imediatamente o antipulgas adequado para seu cachorro ou gato.

Mas, como saber qual o melhor antipulgas?

Se o seu cão tem ou teve problemas de alergias na pele o mais indicado são antipulgas orais, em comprimidos, pois não agridem a pele externamente com seu princípio ativo nem agravam possíveis irritações que já possam estar coçando.

Mas, lembre-se que antipulgas via oral, como o Nexgard e Comfortis para ser eficiente precisa que a pulga morda para assim ter contato com o veneno.

Antes de oferecer o antipulgas ao seu cachorro, você deverá observar quanto tempo o antipulgas demora para começar a agir e qual o prazo final para eliminação total das pulgas após ingerido, pois a coceira pode se intensificar neste intervalo, mas logo passa.

Por isso além de oferecer o antipulgas via oral você deverá também fazer uma faxina no pátio ou no local onde ele costuma ficar.

Você sabia que:

Pulgas não têm asas, mas podem saltar até 300 vezes sua altura e se reproduzem muito rápido, como já falamos no início da conversa. Por isso tão importante uma limpeza geral

Enquanto o antipulgas estiver agindo, aproveite para trocar as cobertas e as roupinhas, pois podem ficar ovos alojados e voltar a contaminar seu cachorro, gato e o ambiente.



E se depois disso tudo ainda sim ele continuar se coçando, existem outros fatores que podem causar irritação na pele como a própria mordida da pulga que já foi eliminada anteriormente e que quanto mais o cão coça mais irrita a pele.

             Neste caso, você pode dar um banho morno com chá de camomila que vai acalmar as coceiras e diminuir a irritação.

Pode acontecer também, ao dar o mesmo antipulgas por muito tempo ininterrupto o mesmo pode deixar de fazer efeito, pois a pulga se acostuma com o composto do veneno e se torna imune. Danada elas, né?

Neste caso consulte a loja/veterinário de sua confiança para que encontre outra opção com um novo princípio ativo.

 

            Depois de você se certificar de que está tudo limpo desde o cachorro ou gato até as almofadas do seu pet ainda está com coceirinhas, veja se a alimentação está correta.

            Sim, a ração do seu cachorro ou gato e os petiscos podem ser o motivo da coceira!

            A ração do seu cachorro ou gato também pode ser um agravante ou o ponto principal de alergia, pois alguns cachorro  são mais sensíveis a rações com corantes alimentícios ou a tipos de proteínas. Algumas raças de cachorros precisam de rações para cachorro específicas como Shar-Pei, Mastim Napolitano, Bull Terrier  que desenvolvem uma irritação natural da raça com descamação e feridas na pele.

                                                                                 Shar-Pei                               Mastim Napolitano                         BullTerrier

                    



Você sabia que rações ara cachorros à base de proteína de cordeiro são ótimas para eliminar ou identificar se é alimentação é a causa do incômodo?

carne de Cordeiro também conhecida como carne de ovelha é uma fonte de proteína neutra e oferecendo esta opção, você pode estar eliminando ou confirmando mais uma possibilidade.

            Lembrando que a ração é composta por outros ingredientes que também devem ser observadas como nível de gordura, transgênicos, palatabilizantes que também podem causar alguma intolerância.

            Então, se mesmo depois do antipulgas, do banho, da higienização do ambiente, dos acessórios e da eliminação das possibilidades alimentícias seu Pet continuar sofrendo, procure o veterinário de sua confiança a fim de realizar testes para dermatite alérgica e tratar o mais rápido possível.

            Outro ponto a ser verificado é o Shampoo utilizado para o banho do seu cachorro ou gato.

            Mesmo que o shampoo para cachorro e gato seja neutro, ele pode ser alérgico ao princípio ativo do shampoo. 

Por exemplo, shampoos antipulgas vem com permitrina em sua fórmula, muito eficiente para eliminação dos parasitas, mas não é indicado para filhotes ou fêmeas em fase de amamentação. Existem shampoos específicos, que se chamam hipoalergênicos para você testar. 

            Cuide na hora do banho para não deixar cair shampoo ou espuma nos olhos do cachorro ou gato ou na boca, pois mesmo sendo neutro ou hipoalergênico pode intoxicar.

            

            ATENÇÃO!

            Lembre-se de levar à consulta ao veterinário as informações sobre o antipulgas que você utilizou no pátio e ofereceu ao seu cachorro e gato, anote a marca ou as marcas das rações que ele comeu e você testou. E até mesmo a marca do shampoo que você ou o Banho e Tosa em que ele toma banho utilizam. O veterinário vai querer saber para eliminar possibilidades e também vai acelerar o diagnóstico para que se inicie o tratamento correto o quanto antes.

Porque não podemos deixar que isso atrapalhe seu tempo juntos ou estrague as brincadeiras, não é mesmo!

    



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    

  Já chegou em casa e percebeu que estava sem ração? A DiRaça Pet resolveu este problema para você.
                                                                               


                                                 Avisamos você quando a ração for acabar. 

     Pet Alerta é um serviço gratuito oferecido aos clientes DiRaça Pet para facilitar sua rotina e ajudar cada vez mais a ter mais tempo para você e sua família, bem como auxiliar no cuidado com seu pet lembrando, de acordo com seu consumo, quando deverá realizar a reposição da ração que está terminando.
 
Saiba mais em:  https://www.diracapet.com.br/pet-alerta

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual